A nova carteira será digital (Foto: Gabriel Jabour/ Agência Brasília)
A Carteira de Trabalho como conhecemos agora será Digital e começou a ser emitido na quinta-feira (01/10/2015) totalmente de graça.
O novo documento é um registro biométrico tendo validade em todo o território brasileiro.
Com o novo sistema espera-se identificar fraudes sendo assim terá os dados cruzados com o cadastro geral de empregados e desempregados do ministério do trabalho, além da conexão com outras secretarias do trabalho.
Segundo o secretário do Trabalho e do Empreendedorismo, Thiago Jarjour, o trabalhador não terá mais problemas em correr atrás de empresas anteriores para comprovar o tempo que trabalhou. "O documento agora tem validade nacional, equivale à carteira de identidade." Constatou Thiago.
Durante essa nova fase, apenas as agências do Plano Piloto, Taguatinga e Guará estão emitindo, mas em outras localidades espera-se 15 dias para que o novo padrão seja adotado de vez.
Os documentos necessários são a carteira de identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento, original e cópia de todos. Não será necessária a troca do documento para o trabalhador que possuir o modelo antigo, a digital será emitida apenas para segunda via ou primeira via a partir de outubro.
Também não será mais possível fazer a emissão do documento no Na Hora, a confecção será feita nas Agências do Trabalhador e diminui o tempo de registro que antes era de até 30 dias para pouco mais de 20 minutos.
A implementação da Carteira de Trabalho Digital integra o projeto de modernização dos serviços oferecidos pelo Governo Federal.
(Foto: Ministério do Trabalho e Emprego)
Fontes: Portal Planalto com informações do Fato Online.
NEWSLETTER | Assine nosso informativo gratuito e receba informações trabalhistas e previdenciárias atualizadas, clique: www.jltreinamentoeconsultoria.blogspot.com e cadastre seu e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário