quarta-feira, 22 de julho de 2015

J L T & C | INSS começa a pagar aposentadoria integral aos segurados pela nova regra.


Depois de um mês, sistema está adaptado às novas regras.


O INSS liberou a concessão das aposentadorias pela fórmula 85/95, que substitui o fator previdenciário. O novo cálculo permite trocar o pagamento de um valor menor por 100% do benefício para quem atingir a pontuação mínima exigida. 

As mudanças nas regras do benefício começaram a valer em 18 de junho. Mas, até a alteração no programa, os benefícios foram concedidos pela regra antiga e serão revisados automaticamente. 

De acordo com o INSS, para pedir o benefício integral é preciso agendar, pelo telefone 135 ou pela internet, o requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição. 

Entenda as diferenças: 

Fórmula 85/95 Progressista 

> Com ela dá para se aposentar com benefício integral quando a soma da idade e tempo de contribuição for 85 para mulheres e 95 para homens. 

> É obrigatório cumprir a carência mínima, ou seja, pagar 30 anos de contribuição para o INSS (mulher) e 35 anos (homens). 

> A regra é progressiva e a pontuação vai subindo a cada dois anos até 2022.

> A nova regra já está sendo aplicada nos postos do INSS. O sistema foi atualizado na sexta-feira. 

Pensão 

> Também houve mudança. O valor do benefício voltou a ser de 100% da aposentadoria do falecido. Mas, nesse caso, o sistema ainda não está adaptado. Por isso, as viúvas e viúvos ainda recebem pela regra antiga – 50% do benefício mais 10% por dependente. Quando o sistema estiver regularizado, as pensões serão atualizadas. 

Fonte: A Tribuna (Texto) / O Dia (Infográfico).


Nenhum comentário:

Postar um comentário